Vereadores pedem implantação de gripários e desinfecção dos espaços de atendimento ao público em Camaçari

A adoção de medidas que contribuam para frear a pandemia causada pelo novo Coronavírus em Camaçari continua na pauta de debate do Legislativo Municipal. Em mais uma sessão virtual realizada na manhã desta terça-feira (23/03), os parlamentares defenderam e solicitaram ações que fortaleçam o enfrentamento à doença.

A bancada da oposição apresentou a Indicação No 145/2021, que pede a higienização das áreas de atendimento ao público nas unidades de saúde contra a Covid-19. O vereador Tagner (PT) ressaltou que esse serviço de higienização e desinfecção é fundamental para garantir a segurança dos cidadãos. A bancada da oposição é também formada pelos vereadores Dentinho do Sindicato (PT), Professora Angélica (PP) e Vavau (PSB).

“Aqui na Câmara, nosso presidente realizou a contratação desse serviço recentemente e acreditamos ser uma medida importante no enfrentamento a essa pandemia. São diversos os locais com atendimento ao público que necessitam dessa limpeza mais específica. Estivemos na feira livre, por exemplo, e recebemos muitos pedidos para que o local passe por esses processos constantes de desinfecção e higienização. Defendemos que essa medida seja intensificada o mais rapidamente para garantir a segurança de todos”, declarou Tagner

O vereador Ivandel Pires (Cidadania) também alertou para a necessidade de estender essa ação para todos os estabelecimentos considerados como serviço essencial e que seguem em funcionamento no município. Foi também o vereador Ivandel que apresentou a Indicação No 144/2021, solicitando que o Governo do Estado encaminhe à Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei que proíba a interrupção do fornecimento de água e energia elétrica por falta de pagamento enquanto durar a pandemia. “É essencial garantir esses serviços que são essenciais para qualquer família e também para os pontos comerciais que estão inclusive fechados por conta de decretos”, afirmou.

A preocupação com a existência de locais de atendimento adequados às pessoas com suspeita de contágio pelo novo coronavírus também foi colocada em pauta durante a sessão. A Comissão de Saúde da Câmara Municipal apresentou a Indicação No 155/2021, que solicitou ao Poder Executivo a implantação de gripários na sede e na orla de Camaçari. Para o presidente da Comissão, vereador Val Estilos (Republicanos), as visitas realizadas pelo colegiado a algumas unidades que atendem esses pacientes foram fundamentais para detectar a necessidade desses locais. Também compõem o colegiado os vereadores Niltinho (PSDB) e Fafá de Senhorinho (DEM).

“Estamos passando por um momento crítico. As UPAS estão lotadas e acreditamos que a implantação de um espaço específico de gripário possa dar atendimento adequado a esses casos suspeitos de Covid-19. Tanto na sede, quanto na orla, vimos que as unidades estão sobrecarregadas e os pacientes ficam em um mesmo local, favorecendo possíveis contágios e dificultando o controle da doença”, defendeu.

Leia a anterior

Deputada e médica, Fabíola pede prioridade na vacinação para pessoas com Down

Leia a próxima

Deputada Fabíola apresenta moção em homenagem aos 20 anos da Associação dos Albinos

Deo seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *