Vereadores de Madre de Deus parabenizam Toma Sopa 2019 e pedem preservação da tradição da festa

Foto: ASCOM CVMD

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Madre de Deus, na terça-feira (26) teve referências elogiosas ao pontapé inicial do Carnaval 2019 de Madre de Deus. O Toma Sopa foi aplaudido pela vereadora Cláudia Copque (PSB) que também fez críticas a utilização de sonorização mecânica em contraste com a tradição da festa. “O Toma Sopa é maior encontro de famílias e amigos que nós temos em Madre de Deus. Merece moção de aplausos”, disse Cláudia.

Jodiane de Jajai (PRB) utilizou a tribuna também para parabenizar o Toma Sopa. A vereadora pediu mais organização e atenção do Poder Público para a festa. “O Toma Sopa é nosso, do nosso município, dos amigos e cada um é responsável por fazer o Toma Sopa cada ano melhor”, afirmou.

A vereadora Joyce Filha de Seu Hélio (PRB) criticou a falta de zelo de foliões e comerciantes com o descarte do lixo. A edil parabenizou a postura dos trabalhadores da empresa MM na coleta e fez um alerta em relação às consequências desse descarte inadequado. A republicana apontou ainda a necessidade de revitalização da pista de skate e da realização de eventos para essa modalidade. Estágios remunerados na administração pública para estudantes da cidade também foi uma indicação ao Poder Executivo.

O vereador Kikito Tourinho (PPS) fez observações acerca do percurso do Toma Sopa por conta de pontos de retenção que prejudicam a festa. Já o vereador Marden Filho de Tutuca (PCdoB) parabenizou a idealizadora do Toma Sopa, Dona Eloína e falou da resistência da mesma para mudança do trajeto. Marden lembrou que originalmente a festa foi pensada para as crianças. Além disso, o comunista criticou o uso político da festa. “Meu repúdio para aqueles que usaram esse momento para uma política mesquinha, baixa e de conflito. Nós queremos uma política de proposição para a comunidade. Precisamos apontar melhorias para que nosso Carnaval seja de amor e sobretudo de respeito com a população”, enfatizou Marden.

O democrata Anselmo Duarte (DEM) repudiou atos de violência que aconteceram no trajeto do Toma Sopa. Duarte criticou a Embasa e acusou a empresa pelo mau cheiro exalado pelo esgoto, que segundo ele foi sentido pelas pessoas que participaram da festa. O vereador Val Peças solicitou à Mesa Diretora que tome providências na direção de exigir os esclarecimentos da empresa Transpetro em relação à manutenção dos dutos e tanques existentes na cidade. A preocupação de Val tem relação com o incêndio acontecido na cidade de Candeias.

 

Leia a anterior

Literatura com axé resgata mitologia dos orixás como super heróis

Leia a próxima

MP baiano alerta sobre falsa oferta de emprego que vitimou seis mulheres

Deo seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *