Praça dos Gays é destaque no site da Folha de S. Paulo

Hoje (28) é o Dia do Orgulho LGBTQ+. E a Prefeitura de Madre de Deus e os grupos Arco-Íris e O Vale LGBT estão promovendo um ato com manifestações culturais, às 17h00, na Praça dos Gays, localizada na cidsde. O local, inaugurado recentemente, foi tema de uma matéria veiculada em mídia nacional, no site da Folha de S. Paulo. A reportagem tem o seguinte título: “Cidade da Bahia inaugura ‘pracinha dos gays’ com temática LGBT” .

A matéria afirma que a iniciativa segue a linha de outras cidades do mundo, como Buenos Aires, Montevidéu e Vancouver, que possuem praças e ruas que homenageiam a diversidade sexual.

O prefeito Jeferson Andrade (PP) salienta na matéria que “a população, sobretudo a juventude, abraçou a ideia de homenagear a liberdade de orientação sexual. Queremos que esta praça seja um espaço para todos os moradores”. O chefe do Executivo Municipal de Madre de Deus faz referência a uma enquete da Prefeitura sobre qual nome a população sugeria para esse espaço. E este foi o nome escolhido: Praça dos Gays.

Jeferson Andrade também salientou que a praça é a parte mais visível da política local de direitos para a população LGBT: “a cidade já adota ações contra a homofobia nas escolas, além da contratação e capacitação de servidores transexuais, que usam os sues nomes sociais nos órgãos públicos”. Em 2017 ele assinou um decreto (069/17) sobre “o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero das pessoas travestis e transexuais”.

A reportagem também entrevistou o presidente do Grupo Gay da Bahia, Marcelo Cerqueira. Ele pontuou que “a iniciativa deve servir de exemplo para outras cidades do país. Achei o nome carinhoso e respeitoso. Precisamos de visibilidade, sobretudo nesta época tão difícil e de tanta violência contra os homossexuais”.

Em entrevista hoje (28) à Rádio Madre FM, a coordenadora de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Raiara Azevedo, afirmou que “a praça é dos gays, homens, mulheres e crianças. E hoje é o dia de comemorarmos o Dia do Orgulho LGBTQ+”.

Link da matéria da Folha: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/06/cidade-da-bahia-inaugura-pracinha-dos-gays-com-tematica-lgbt.shtml

Leia a anterior

Ponte Salvador-Itaparica atrai chineses, italianos, espanhóis e franceses

Leia a próxima

Terça Musical de julho terá Bahia Cordas como atração

Deo seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *