
A presença de diversas viaturas da Polícia Militar bloqueando as ruas da cidade de Madre de Deus tem sido o assunto do momento e que também tomou o noticiário político local.
Especula-se que a presença ostensiva dos agentes públicos tenha viés político e populares apontam o prefeito substituto Jailton Jajai (PTB) como responsável pela operação considerada como intimidatória aos moradores da cidade.
Diversas ruas estão tendo acesso bloqueado e de maneira seletiva, veículos são abordados com revistas que fogem aos mínimos padrões operacionais. Nas redes sociais, moradores questionam as blitzs – sem motivos esclarecidos – e bloqueios de vias que impedem o acesso aos locais desejados pelos motoristas.
Políticos e advogados da cidade estão mantendo vigilância nos locais das abordagens. Com transmissões ao vivo nas redes sociais, denúncias e acompanhamento, eles pretendem resguardar os direitos e as vidas dos moradores que estão sentindo medo em uma cidade considerada pacata e de baixíssimos índices de violência.