Governabilidade e lealdade podem garantir nome do próximo presidente da Câmara Municipal de Madre de Deus

Observadores da cena política local na cidade de Madre de Deus comentam que a aparição do nome do vereador reeleito Marden Lessa (PSB) para a disputa pela presidência da Câmara Municipal pode garantir a governabilidade necessária para que Dailton Filho possa tocar os projetos na retomada social e econômica da cidade.

Políticos ouvidos pelo Diário da Metropolitana apontam a lealdade do vereador Marden como uma das principais características dele no processo eleitoral de Dailton. “Marden foi primeira linha da campanha. Um para-raios sempre atento e que não deixou que qualquer faísca tocasse o projeto majoritário. Defendeu a chapa e não teve vaidades em ser liderado para que a vitória viesse”, disse um dirigente partidário local.

O receio em dar declarações públicas à imprensa é um dos ingredientes do momento. Nenhum político ou partido quer desagradar os demais atores desse processo. Legendas e seus dirigentes temem que possam atrapalhar as negociações e transformar a escolha do novo presidente do Legislativo em algo traumático. O medo de que a disputa crie os primeiros dissabores da era Dailton causa a reserva nas entrevistas.

A experiência como presidente da Mesa Diretora da Câmara pesa muito em favor de Marden. Em sua gestão, inovação e respeito a autonomia do Legislativo foram marcas importantes e que seguem no legado municipal. Questionado sobre sua atual condição para dirigir a Casa, o vereador não esconde sua intenção. “Presidir o Legislativo de uma das cidades mais importantes da Bahia é uma honra para qualquer político. Trabalhar pela minha terra e ajudar meus pares a fazer uma atividade legislativa de excelência é motivo de sincera alegria. Precisamos unir os poderes constituídos em uma atitude proativa e solidária para o resgate social em Madre de Deus. Será um momento histórico que qualquer político dedicado gostaria de protagonizar”, declarou Marden.

A proximidade política e o papel na campanha eleitoral de Dailton Filho também somam em relação ao nome de Marden. Outro aspecto que foi lembrado por pessoas ouvidas foi o episódio do alegado atentado contra o prefeito substituto da cidade, onde solidariamente Marden Lessa manteve-se ao lado de Dailton que fora apontado pela suposta vítima como responsável.

Perguntado se teria apoio do futuro prefeito Marden desconversa e prega respeito aos colegas eleitos. “Todos meus colegas são capazes de liderar a Casa. Carrego a experiência de conhecer o funcionamento, regimento, prazos, colaboradores, além de ter ótima interlocução com as diversas correntes políticas na cidade. Um apoio do político que liderará a cidade é sempre bem vindo e Dailton [Filho] é nosso líder”, afirmou.

Nos bastidores, essa ligação leal entre Dailton e Marden pode ser o indicativo da preferência do prefeito eleito pelo correligionário. Interlocutores apontam que o nome ideal para conduzir o apoio de uma base governista sólida seria de Marden que garantiria tranquilidade para aprovação de projetos importantes para que a gestão municipal toque a retomada social e econômica.

Leia a anterior

Madre de Deus: Na linha de frente de Dailton, Marden pode ser o novo presidente da Câmara na retomada social

Leia a próxima

TRE-BA diploma vereadores, suplentes, prefeito e vice-prefeito eleitos em Camaçari

Deo seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *