Dendê Macedo lança EP na Varanda do Teatro Sesi Rio Vermelho

 Dendê Macedo lança EP na Varanda do Teatro Sesi Rio Vermelho

Acontece no dia 23 de julho, às 22h, na Varanda do Teatro Sesi Rio Vermelho, o show de lançamento do EP “Agô” do cantor, compositor e multi-instrumentista Dendê Macedo. O espetáculo do artista baiano revela seu vínculo com os dramas sociais da periferia e as entradas podem ser trocadas na bilheteria do teatro por 5kg de alimentos não-perecíveis. O material arrecadado será doado para os integrantes do Projeto Dendê na Federação apoiado pela Fudação Mamadêlê.

Inspirado nas expressões de fé do Candomblé, o EP “Agô”, que significa “pedir permissão” em Iorubá, reúne composições e arranjos de percussão que apresentam a devoção do cantor e compositor Dendê Macêdo. Com 12 faixas, sendo 7 diretamente ligadas a devoção aos Orixás, o EP é considerado pelo artista uma conexão entre o campo material e espiritual.

Para Dendê, “Agô” difunde, além das suas crenças religiosas, mensagens positivas e inspiradoras para quem ouve, com o objetivo também de incentivar a consciência coletiva através da musicalidade, que está presente na rotina familiar desde a sua infância.

O album foi gravado na Rittenhouse Soundworks (EUA), no auge da Pandemia da Covid-19. Além das reverências aos Orixás, ele apresenta também canções que se distanciam da tradição religiosa e mergulham em espaços criativos abordando o mundo moderno, com influências do afrobeat, como o single “Black Lives Matter”, que denuncia o racismo estrutural e questões raciais sofridas pelas comunidades negras.

Dendê & Banda – Dendê Macêdo é percussionista, cantor, compositor, bandleader, professor e multi-instrumentista. Criado em Salvador (BA), se tornou músico profissional com 14 anos e tocou na linha de frente da banda Timbalada, com Carlinhos Brown.

Atua entre Estados Unidos e a Bahia, trabalhando nas suas obras os encontros da espiritualidade do candomblé e ritmos globais, com influências da rumba, afrobeat e mbalax. O grupo possui no portfólio eventos como Glastonbury Festival, no Reino Unido, Skirball Cultural Center, em Los Angeles; o KW Latinfes no Canadá; e o Penang World Music Festival, na Malásia.


SERVIÇO:
O QUÊ: Dendê e Banda – Lançamento do EP “Agô”
ONDE: Varanda do Teatro Sesi Rio Vermelho
QUANDO: 23 de julho de 2022, às 22h
QUANTO: 2kg de alimento não-perecíveis

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.