Barco furado à deriva: governo Jailton Santana peca pela ineficiência e falta de diálogo institucional

Em mais uma sessão concorrida, onde a situação da cidade foi abordada pelos vereadores, os moradores de Madre de Deus ficaram sabendo da falta de planejamento nas políticas públicas municipais. Um dos projetos mais vistosos poderia ter sido sepultado de vez por conta da inabilidade gerencial.

O Legislativo municipal aprovou valores para pagamento do programa da Centro Esportivo de Alto Rendimento. A iniciativa pública voltada ao estímulo da formação de jovens atletas poderia ficar sem as verbas necessárias. Tudo por conta da falta de diálogo institucional do Poder Executivo com os vereadores. Esse papel deveria ser feito pela Secretaria de Governo do município.

Justamente essa falta de relações institucionais vem sido reclamada pelos vereadores. Segundo bastidores do plenário durante a sessão de ontem, o titular da pasta não exerce as prerrogativas de seu trabalho, preferindo utilizar redes sociais para atacar o Poder Legislativo e seus integrantes por conta de revanchismo político. “A única administração que ele faz é de página de Facebook e de forma muito baixa, por sinal. Quem precisa de SOS é o governo do prefeito dele”, disparou um assessor de um vereador no plenário da Câmara Municipal.

A cena fica ainda mais lamentável e comprova a ineficiência da Secretaria de Governo quando um projeto de interesse do Poder Executivo tramita no Legislativo sem qualquer aceno institucional e pior, sem que os vereadores da base governista estejam em plenário. Oposicionistas relatam ter garantido a aprovação das verbas para o Centro Esportivo de Alto Rendimento. A justificativa da vereadora Jodiane de Jajai (PTB) é a mais convincente, pois a mesma encontra-se em quarentena por conta da testagem positiva do seu esposo – o prefeito interino Jailton Santana (PTB) – para o coronavírus.

Os descaminhos da gestão interina aumentam pela falta de líder de governo no Legislativo e a bancada de apoio tem sido uma resistência partidária que tende a resumir-se apenas no mandato da vereadora Jodiane. Os vereadores Anselmo (PP) e Renato de Martins (PSD) apenas aguardam a consolidação das convenções para salvarem seus mandatos. Mesmo no PTB, o vereador Kikito Tourinho mantém palavra em apoio ao projeto de Dailton Filho (PSB).

Outro aspecto que causa repúdio entre os moradores de Madre de Deus é o embate travado nas redes sociais. Ataques pessoais e disseminação de notícias falsas para prejudicar adversários políticos tem aumentado a rejeição ao prefeito Jailton Santana (PTB). A situação que tem causado desconforto e medo é relatada por um morador que assistia a sessão. “Já tivemos muitas disputas dos grupos aqui na cidade. Tudo feito dentro da política mesmo. Já se teve coisas que hoje vimos que não era ideal terem sido feitas, mas nada igual ao que estão fazendo agora. A vida pessoal das pessoas sendo atacadas e ameaçadas por causa de voto”, disse.

Leia a anterior

Pressão por impeachment do afastado Jeferson Andrade é a última tentativa do interino Jailton no seu plano de reeleição

Leia a próxima

Interferência política na Guardas Municipais é tema de live nesta quinta-feira (03)

Deo seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *